Com certeza o desenho acima não é um mapa mental, e ainda bem né, pois dá para imaginar em que estado estari ao nosso cérebro…
Então vamos lá, como fazer um mapa mental
O mapa mental nada mais é do que uma forma visual de apresentar ideias. São desenhos criados para facilitar seu entendimento sobre o assunto, bem como a memorização. Os mapas mentais possuem um segredo poderoso, que é o seguinte:
Em termos evolutivos, nossos cérebros foram condicionados para guardar informações espaciais. Em boa parte do nosso tempo histórico, a preocupação não era qual fórmula matemática usar, mas onde estava o alimento, a água, onde era seguro… Por isso, quando você passa por uma rua que visitou há muito tempo, consegue se lembrar de alguns marcos ou pontos de referência. Nosso cérebro é adaptado para guardar informações espaciais.
Mapa mental
O mapa mental oferece a possibilidade de espacializar as ideias no papel, facilitando a memorização. Além disso, serve como ferramenta para organizar de forma coerente um quebra-cabeça complexo. Por fim, pensando também no lado cognitivo, é interessante expressar as ideias não somente a partir de palavras, mas de um gráfico, de uma tabela ou de uma imagem. Mas agora, vamos à prática.
Organização do mapa mental
– Árvore de ideias
A organização do mapa mental deve ser pensada como se fosse uma árvore. Primeiro, a ideia central, o tronco da árvore, e só posteriormente, você irá avançar para os galhos e folhas, em uma espécie de detalhamento e desdobramento das ideias iniciais. Assim, uma primeira etapa é colocar a ideia central no papel, o tema do seu mapa mental, por exemplo : Fazer um novo Exercício.
– Galhos da Árvore
Siga realizando um brainstorm (chuva de ideias) sobre aquele assunto, e vá criando tópicos (tópicos são muito importantes) de quais exercícios e possibilidades poderiam ser aceitas na sua rotina. Ao término você verá que a decisão a ser tomada de forma organizada e consciente será muito mais fácil.
Aplique o modelo para várias decisões a serem tomadas, depois compartilhe com a gente se sentiu muita diferença.
Fonte: https://descomplica.com.br/artigo/como-fazer-um-mapa-mental/6KX/