Metaverso – A internet do futuro

Você sabia que a vida como conhecemos hoje, está prestes a mais uma vez ser revolucionada pela tecnologia?
Isso graças a uma das grandes tendências para 2022: o Metaverso.

Desde que o Facebook anunciou sua mudança de nome para Meta e mostrou grande interesse de investimento na realidade virtual ¹, muito se tem falado sobre o termo Metaverso, que desde o fim de 2021 se tornou uma das palavras mais buscadas na internet. ²

Mas afinal, o que é o Metaverso? 

Trata-se de um universo virtual imersivo e realista. Ou seja, um espaço on-line compartilhado por pessoas que utilizam diversas tecnologias para interagir com o próprio espaço, com conteúdo e com outras pessoas por meio de avatares (Imagens que representam o usuário). 

Para que você associe melhor o que é, e como funciona o mundo virtual que estamos falando, pense nas seguintes situações:

Reuniões virtuais de trabalho: Seria possível simular reuniões presenciais, interagir com os colegas e até mesmo estabelecer contato visual entre os avatares.
Entretenimento: Lives de artistas que hoje são feitas em sua maioria em aplicativos, poderiam acontecer em um espaço virtual único e personalizado, com muito mais interação entre o público.

Segundo Mark Zuckerberg “Você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar — bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje.” ᵌ

Resumindo, espera-se que o Metaverso seja um tipo de Internet 3D onde o mundo virtual e físico estarão mais integrados, trazendo interesses como informação, diversão e negócios de forma compartilhada e mais realista.

Então o Metaverso seria uma espécie de realidade virtual?

Na verdade não. Apesar da tecnologia ser parte central do metaverso, o termo não se refere a nenhum tipo de tecnologia virtual específica. Porém, já podemos presumir que inicialmente farão parte desse universo:

  •  Realidade virtual (Ambiente 3D que simula o mundo real e permite total interação dos participantes. Atualmente, para acessar essa tecnologia é necessário usar óculos especiais equipados com fones de ouvido e sensores.)
  • Realidade aumentada (Combina aspectos dos mundos virtual e físico. Ex. jogo Pokémon Go, onde as pessoas usam as câmeras dos smartphones para capturar criaturas virtuais em um mapa virtual baseado no mundo real.)
  • Blockchain, criptomoedas e NFTs.

Hoje, a principal dificuldade para falar sobre o Metaverso é o simples fato de que ele ainda não existe. Por se tratar de um projeto em fase inicial, tudo o que se fala sobre ele ainda são apenas especulações.

Atualmente, grande parte do mercado acredita que o Metaverso não vem para substituir a Internet atual, mas sim como um complemento que será acessado não apenas por meio de dispositivos como óculos e fones, mas também de maneira mais simples como smartphones, consoles de videogame e PC´s.  

E você? Está pronto para viajar nesse novo Universo? Já imaginou como serão os treinamentos no Metaverso?

¹ (Fonte: https://exame.com/tecnologia/novo-nome-facebook/)
² (Leia na íntegra: Founder's Letter, 2021 | Meta (fb.com))
ᵌ (Fonte: https://portal.comunique-se.com.br/metaverso-foi-a-palavra-de-2021-e-os-numeros-sao-surpreendentes/ )

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demo Title

Demo Description


Introducing your First Popup.
Customize text and design to perfectly suit your needs and preferences.

This will close in 20 seconds

Seja bem-vindo a Reciclare!
Impulsione o desempenho e engajamento do seu time!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

This will close in 0 seconds